10 de Julho de 2008

 

backup

 

O Quopia é um programa gratuito destinado a fazer cópias de segurança - backups -  de dados. A programadora brasileira do Quopia, Elenta, teve a ideia de desenvolver esta aplicação já nos anos 90 quando se usava, ainda em DOS o famoso programa ARJ.

 

O Quopia permite que o utilizador escolha quais pastas e ficheiros deseja que sejam colocados na cópia, incluindo automaticamente todas as sub-pastas das pastas escolhidas.  Permite também que pastas e ficheiros sejam “marcados” para não serem incluídos no backup.  Também é possível seleccionar tipos de ficheiros (extensões) para serem incluídos ou excluídos da cópia.

O utilizador pode ainda seleccionar uma data inicial e uma data final como maneira de filtrar quais ficheiros serão adicionados na cópia, já que, neste caso, somente os ficheiros que tiverem sido criados ou modificados dentro desta faixa de tempo serão incluídos.

Há ainda a possibilidade de selecção de quais tipos de ficheiros serão adicionados ao backup sem compressão, o que pode diminuir o tempo necessário para a criação da cópia de segurança, no caso de haver muitos ficheiros do tipo jpg, rar, zip e outros.

Outra característica é a possibilidade de modificação automática do nome da pasta destino quando da restauração, simplificando o processo quando a restauração é feita em computador diferente daquele em que a cópia foi criada (sincronização de dados).

O programa conta com um assistente para criação automática de tarefas que incluem, entre outros, o backup do Firefox e do Thunderbird, bem como da pasta “Meus Documentos”, além de fazer automaticamente as configurações básicas do programa.

Permite que os backups sejam feitos através de uma rede local, e permite a criação de uma cópia do backup em local a ser definido pelo utilizador, podendo ser tanto no mesmo computador como em um outro computador ligado à rede.

Possui ainda um assistente para criar e editar agendamentos das tarefas, que assim passam a ser feitas em dias e horários determinados pelo utilizador — afinal, nada melhor do que não precisar se preocupar em fazer backup…ele permite que o utilizador escolha quais pastas e ficheiros deseja que sejam colocados na cópia, incluindo automaticamente todas as sub-pastas das pastas escolhidas.  Permite também que pastas e ficheiros sejam “marcados” para não serem incluídos no backup.  Também é possível seleccionar tipos de ficheiros (extensões) para serem incluídos ou excluídos da cópia.

 

Fonte: KeroDicas.com

Download do Quopia

 

publicado por FreeSoft às 00:25

Related Posts with Thumbnails
pesquisar
 

Adicionar Feed


Se gostou deste Blog, por favor classifique-o no mundoPT


Copyright Info / Info Adicional. Design NodeThirtyThree